Reportagens


A paixão une adolescentes que vivem em várias partes do estado.




Principal inspiração dos vários estilos de lolita é a moda vitoriana.

Cristina Boeckel e Viviane Mateus
Do G1, no Rio

No dia a dia, a arquivista Cláudia Amorim e a sua filha, Queila, passam despercebidas quando caminham pela rua. Porém, quando vestem sapatos de boneca, meias, anágua e vestido, elas assumem novas identidades: são Akemi e Sayuri Yume, respectivamente.
Queila era praticante de cosplay quando surgiu a ideia de, ao lado da mãe, se vestir de "lolita". Era uma forma de mostrar que as duas estavam juntas e se apoiavam. “Eu decidi me vestir de 'lolita' com minha filha porque foi uma forma de mãe e filha participar num mesmo evento juntas. Eu conheço todos os amigos dela e os amigos dela me conhecem. Então fica um vínculo muito grande”, afirma Cláudia.
A paixão pelo estilo de vestir característico da moda de rua japonesa une adolescentes que vivem em várias partes do estado do Rio de Janeiro, que se reúnem em torno da paixão pelas roupas que parecem de bonecas. Apesar de a primeira referência ao ouvir o nome do estilo ser a do livro “Lolita” de Vladimir Nabokov, as adeptas tentam ressaltar a feminilidade, sem o apelo sexual da personagem-título. Na realidade, a principal inspiração delas é a moda vitoriana, com mangas bufantes, laços, babados e cintura marcada.
Para as adeptas do estilo, a recepção das pessoas oscila entre a aceitação e a rejeição. Thainá Ribeiro Guimarães, de 16 anos, afirma que, quando sai na rua, as pessoas olham de forma diferente. “Para a gente é uma forma de expor nossa vontade. Nem todo mundo é igual”, ressalta a jovem.

                                     Veja o Vídeo da Entrevista 









Divisões do estilo
lolitas (Foto: G1)
As lolitas se encontraram em Niterói (Foto: G1)

Com a popularização da moda lolita entre as jovens japonesas, o estilo ganhou uma série de subdivisões que tentam oferecer características que correspondam às personalidades de todas as adeptas. Conheça algumas delas:
Classical Lolita: é o estilo considerado como o mais maduro e usável no dia a dia. As principais cores são tons sóbrios como o bege, o vinho e o marfim.
Sweet Lolita: é uma roupa com as características do estilo, mas com inspiração na infância. As cores mais comuns são o rosa, azul e outras cores, mas sempre em tons pastéis, estampas de animais e outras que remetam às crianças.
Deco Lolita: é um subestilo do Sweet Lolita, que utiliza acessórios muito coloridos e exagerados, como fivelas para cabelo, perucas e muitas pulseiras.
Country Lolita: é a roupa com referências campestres, com estampas florais e de frutas.
Shiro Lolita: é a lolita com roupas toda brancas, sem nenhum acessório de outra cor. Shiro, em japonês, significa branco.
Kuro Lolita: é o oposto do shiro lolita, que veste somente branco. Neste caso, a menina se veste somente de preto.